A Juventus renasceu para a Europa depois de uma campanha na Champions League que a levou aos seus melhores tempos. A história do clube, porém, é muito maior. Nesta sexta-feira, em um festival de cinema de Nova York, foi mostrado um trailer do filme “Black and white stripes: the Juventus story” (“Listras pretas e brancas: a história da Juventus”), dos diretores Mauro e Marco da Villa.

LEIA TAMBÉM: Os 60 anos de um rei: a genialidade de Platini com a bola nos pés

O filme foi apresentado durante o festival Kicking and Screening, em Nova York, que reúne filmes de futebol no centro de Manhattan. O trailer mostrado ao público, divulgado pela própria Juventus em seu canal do Youtube, traz um episódio importante da história do clube: a contratação de Michel Platini.

O trecho mostrado conta sobre a reta final da temporada 1981/82, quando Juventus e Fiorentina disputavam ponto a ponto o título italiano. Liam Brady era um dos destaques do time, camisa 10. É quando a contratação de Platini, que era destaque do Saint-Étiene e da seleção francesa, mexe com o time. Em um momento-chave, Brady é colocado para cobrar um pênalti que pode decidir o campeonato.

Filme da Juventus foi exibido em festivais e tem imagens de Roberto Baggio (foto: divulgação)
Filme da Juventus foi exibido em festivais e tem imagens de Roberto Baggio (foto: divulgação)

Os irmão Mauro e Marco da Villa, que são canadenses, são filhos de italiano, que era torcedor fanático da Juventus. Após a morte do pai, os dois resolveram fazer um filme sobre o clube. Com a ajuda de John Elkann e Lapo Elkann, herdeiros da Fiat e parte da família Agnelli, dona da Juventus, chegaram a Andrea Agnelli, primo de John e Lapo, e que é atual presidente do clube italiano. O documentário terá, em 75% do tempo, imagens de arquivos. Em outros 25%, serão entrevistas. O principal investidor do filme é Damien Mastroprimiano, ator italiano que é torcedor fanático do clube.

O filme traz entrevistas com várias figuras importantes, dirigentes e jogadores. São entrevistados Gianni Agnelli, Umberto Agnelli e Andrea Agnelli, todos dirigentes do clube, John Elkann e Lapo Elkann, também membros da família Agnelli e diretores da Fiat, empresa da família, Michel Platini, Pavel Nedved, Antonio Conte, Gianluigi Buffon, Giorgio Chiellini, Andrea Pirlo, Alessandro Del Piero, Claudio Marchisio e Leonardo Bonucci, todos jogadores do clube.

O vídeo é só uma prévia, mas deixa uma ótima impressão e a vontade de ver o filme é grande. Por enquanto, o filme só está sendo apresentado em festivais, mas esperamos que chegue ao alcance de quem gosta de futebol para podermos ver. As entrevistas com dirigentes e especialmente com jogadores devem trazer algo de bastante interessante. E, bom, futebol e história, a chance de ser algo interessante é grande, não é?

Assista ao trailer do filme: