Não foi um jogo bonito, o Real Madrid venceu o lanterna por apenas 1 a 0, mas fez o que tinha que fazer, após o empate do Barcelona contra o Celta de Vigo, no último sábado. Ganhou, graças a uma lance de genialidade de Karim Benzema, seu mais importante jogador nesta campanha, e abriu dois pontos de vantagem na liderança do Campeonato Espanhol.

Os merengues haviam assumido a ponta, duas rodadas atrás, por vantagem no confronto direto primeiro critério de desempate na Espanha, e agora chegaram a 71 pontos contra 69 do time treinado por Quique Setién. E deve muitos desses pontos a Benzema.

O atacante francês, autor de 17 gols em 31 rodadas de La Liga, deu sua sétima assistência, aos 45 minutos do segundo tempo, um espetacular toque de calcanhar entre as pernas do seu marcador para deixar Casemiro na cara de Diego López.

O Espanyol havia levado algum perigo no primeiro tempo, mas o Real Madrid havia criado o bastante para abrir o placar antes. Sergio Ramos conseguiu colocar a cabeça em uma bomba de Casemiro, embora sem a redirecionar, e Benzema encontrou espaço sozinho para exigir boa defesa de López.

Aos 44 minutos, a bola foi cruzada na área do Espanyol. López saiu da área para bloquear Benzema – e, no processo, o derrubou – e defendeu a batida à queima-roupa de Casemiro. A defesa do Espanyol tentou afastar e carimbou o rosto do brasileiro. Hazard pegou o rebote na marca do pênati, e López realizou outra linda intervenção.

Mas, a instantes do intervalo, Marcelo virou o jogo, Sergio Ramos deu a casquinha, e Benzema dominou de costas para o centro da área. Assim que a bola encostou no gramado, emendou um toque de calcanhar entre as pernas de Bernardo Espinosa. Casemiro chegou batendo de esquerda e fez o único gol do jogo.

O ritmo da partida caiu demais no segundo tempo, mas o Real Madrid se mostrou um time muito maduro para administrar a vantagem e deixar o tempo passar. Zidane tentou acelerar com as entradas de Vinícius Júnior e Rodrygo, mas os dois jovens brasileiros tiveram poucas oportunidades de arrancadas pelas pontas.

Este foi o quinto jogo do Real Madrid desde a retomada do futebol espanhol. E a quinta vitória.

.

.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

.

.