A Chapecoense terá um longo ano pela frente. Uma temporada para superar as perdas e reconstruir seu elenco começando praticamente do zero. E o primeiro passo no recomeço foi dado nesta sexta. Os jogadores do clube catarinense se apresentaram para iniciar os trabalhos da pré-temporada, sob o comando do técnico Vagner Mancini. Além dos primeiros reforços anunciados pelo Verdão do Oeste, também estavam presentes os garotos da base que ascenderam ao profissional e os remanescentes que não haviam viajado a Medellín. Já o maior símbolo desta nova etapa se personificou no zagueiro Neto, um dos sobreviventes do acidente, que participou das atividades, mesmo com suas limitações na recuperação.

De muletas, sem previsões para retomar a carreira como atleta, Neto vestiu a camisa de treino da Chape. Sua importância se concentrou muito mais naquilo que transmitiu aos companheiros. Diante das dificuldades de locomoção, todos diminuíram o ritmo dos passos até o vestiário para acompanhá-lo. Além disso, o defensor aproveitou  a ocasião para conversar com seus novos companheiros, especialmente com aqueles que subiram das categorias de base. Uma maneira de ajudar a equipe com sua força mental, de quem lutou bravamente pela vida e agora luta para recuperar o cotidiano.

Apresentado pelo diretor de futebol Rui Costa, Neto recebeu aplausos dos companheiros, além de ser exaltado por todos que tomaram a palavra. “O Neto simboliza tudo: atleta, chefe de família, homem que sobreviveu a uma tragédia e já de pé aqui conosco. Temos ele como uma liderança constante dentro e fora dos vestiários”, afirmou o presidente Plinio David de Nês Filho. Já Mancini enfatizou que a presença de Neto “dá ainda mais força para que possamos fazer o que desejamos, e contamos com o apoio de todos”. Além do zagueiro, também estava presente na cobertura o jornalista Rafael Henzel, outro sobrevivente.

Nos próximos dias, a Chapecoense se concentra nos treinamentos. O primeiro compromisso acontece em 21 de janeiro, com o amistoso diante do Palmeiras, justamente o último adversário antes do acidente aéreo. Os paulistas custearão as despesas da partida, enquanto toda a renda será direcionada aos catarinenses.

Créditos da foto: Assessoria de imprensa da Chapecoense


Os comentários estão desativados.