A Liga Profissional de Futebol Escocês (SPFL, da sigla em inglês) anunciou nesta segunda-feira que o Campeonato Escocês foi encerrado. Com a pandemia do coronavírus e a impossibilidade de jogar com público, uma das maiores fontes de receitas dos clubes, a decisão tomada foi de dar como encerrado o torneio, que tem o Celtic como campeão e o Hearts como rebaixado. O comunicado foi divulgado no site da liga.

A decisão foi tomada pela diretoria da liga, depois dos 12 clubes da Escócia concordarem, na semana passada, que completar a temporada era inviável. Para determinar as posições finais, foi usado uma média de pontos por jogo disputado, já que os clubes têm números de jogos diferentes. Isso não mudou muito a tabela, exceto por uma posição: o St. Johnstone vai para sexto, acima do Hibernian.

O Celtic tinha 13 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Rangers, com um jogo a mais disputado. Restavam ainda oito jogos para o fim da temporada dos Bhoys. O presidente da SPFL comentou o fim da liga, Murdoch MacLennan. “Primeiramente, eu gostaria de aproveitar a oportunidade para parabenizar o Celtic pela sua conquista de ganhar o Campeonato Escocês nesta temporada e também sinceramente termos compaixão pelo Hearts pelo seu rebaixamento”, disse o dirigente.

“Nós todos gostaríamos de ver a liga ser jogada em campo, nos estádios e em frente aos nossos torcedores. Este não é o modo que ninguém envolvido no futebol escocês gostaria de complicar a temporada, mas dadas as circunstâncias sem precedentes que nós estamos enfrentando, a diretoria concordou que esta é a única forma de seguir”, continuou ainda o MacLennan.

“A COVID-19 causou estragos nas competições esportivas ao redor do mundo e as repercussões serão sentidas por um longo tempo. As restrições do governo escocês e profundas preocupações tanto com a segurança dos jogadores quanto dos torcedores deixaram a SPFL sem uma opção realista a não ser encerrar o Campeonato Escocês agora e agradecemos aos clubes pelo seu apoio nesta decisão”, declarou o treinador.

O chefe executivo da SPFL, Neil Doncaster, também comentou o fim da temporada e como isso pode ajudar os clubes. “A decisão agora permite que paguemos £ 7 milhões em taxas para ajudar os clubes a se manterem à tona durante este período incrivelmente difícil. Começaremos a processar esses pagamentos imediatamente”, explicou o dirigente.

“O foco agora de todos os envolvidos no jogo irão agora será a formo como colocamos o futebol em funcionamento novamente o mais rápido possível”, disse Doncaster. “Ninguém deve se iludir sobre como será complicado e quão difícil será o desafio de retornar à normalidade no futebol escocês. Entraremos em contato com o governo sobre o melhor caminho a seguir e trabalharemos para garantir que todos nossos 42 clubes [contanto os clubes de outras divisões] joguem futebol novamente o mais humanamente possível”.

Além do Celtic ser declarado campeão na primeira divisão, também foram declarados Dundee United, Raith Rovers e Cove Rangers foram declarados campeões das suas respectivas divisões, com Partick Thistle e Stranraer rebaixados.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore