Neste momento, o Palmeiras se resume a cumprir tabela no Campeonato Brasileiro. Depois de todas as consequências que a derrota ao Flamengo deixou, os alviverdes varrem os cacos e terminam a campanha sem se importar muito com o segundo ou o terceiro lugar. Mas a verdade é que, num momento em que a torcida já projeta 2020, deu para surgir um fio de esperança. Nesta quinta, ele teve nome e sobrenome: Gabriel Verón. O garoto da base precisou de pouco mais de meia hora para ser o grande destaque na goleada por 5 a 1 sobre o Goiás. Anotou dois gols e deu uma assistência. Abre novos horizontes.

Uma das maiores queixas da torcida do Palmeiras nos últimos anos é o baixo aproveitamento das categorias de base. A política de Alexandre Mattos era trazer contratações aos montes, e de todos os tipos. O volume de reforços, no fim, acabava sufocando os pratas da casa. E não que faltasse talento nas equipes juvenis e juniores dos palmeirenses. Pelo contrário, o clube acumula resultados expressivos nos últimos anos e vê diversos nomes pintando nas convocações das seleções menores. Porém, sem espaço, muitos acabavam se despedindo sem sequer ganhar sequência entre os profissionais. Luan Cândido, vendido ao RB Leipzig, talvez seja o caso mais lamentado nesta era pós Gabriel Jesus.

Gabriel Verón poderia ter o mesmo destino. O Mundial Sub-17, entretanto, ajudou a mudar a rota do ponta palmeirense. O torneio realizado no Brasil ganhou uma repercussão considerável e Gabriel se destacou o suficiente para ganhar a Bola de Ouro da competição. Também com o troféu de campeão nas mãos, parecia difícil negar uma chance ao prodígio neste retorno ao elenco. A estreia aconteceu contra o Fluminense, ganhando 14 minutos em campo. O duelo contra o Goiás, por sua vez, já valeu para desabrochar o talento dentro do Brinco de Ouro da Princesa – onde os paulistas mandaram a partida.

Apesar das chances do Goiás rumo à Libertadores, o Palmeiras aproveitou o duelo para reerguer a cabeça após a semana conturbada. O Goiás começou a partida com mais posse de bola e teve um tento anulado, mas foi Zé Rafael quem abriu o placar aos 21. Os esmeraldinos até empataram na sequência, em pênalti convertido por Rafael Moura, mas logo Dudu recolocaria os palmeirenses na dianteira. E os palestrinos pareciam dispostos a fazer mais, depois de novas chances antes do intervalo.

Seria um bom prólogo antes que o protagonista entrasse em campo. Gabriel Verón substituiu Zé Rafael aos 13 minutos do segundo tempo. E o garoto, festejado pelos torcedores nas arquibancadas, logo mostraria sua vontade, anotando o terceiro gol aos 25. O ponta começou a jogada e se projetou na área para escorar o passe de Jean, com a meta aberta. Além do lance, o adolescente esbanjava personalidade, ao partir para cima da marcação e arriscar os dribles. Que fosse um duelo desprovido de pressão, se tornou um baita cartão de visitas ao novato.

O quarto gol do Palmeiras novamente teria a participação de Gabriel Verón, aos 36. Ele pedalou para se livrar de Yago Felipe e fez o cruzamento, antes de Dudu guardar. Jogadaça do menino, que teve a honra de servir o seu ídolo. Por fim, a noite inesquecível do garoto seria concluída aos 44, com seu segundo gol. Outra vez ele foi oportunista, aproveitando a retribuição de Dudu. O camisa 7 avançou com a defesa aberta e só rolou para o companheiro arrematar. A felicidade era evidente. Após o apito final, os jogadores palmeirenses ainda aproveitaram a ocasião para festejar Edu Dracena, que anunciou nesta semana a sua aposentadoria.

O Palmeiras ainda pode conquistar a segunda colocação do Brasileiro, o que renderia um dinheiro a mais, mas não parece primordial neste momento. Muito mais valiosa é a euforia com a eclosão de Gabriel Verón. O surgimento do ponta vem em ótima hora até por indicar um caminho que a diretoria palmeirense precisa considerar na reformulação de seu elenco para 2020. A base tem que ser aproveitada. Melhor ainda quando há um talento evidente pronto para provar esta opção. Que não seja, como Gabriel Jesus, um caso isolado ou efêmero.

Classificações Sofascore Resultados