A Copa da Alemanha se abre mais às zebras do que a maioria das copas nacionais pela Europa. O esquema de jogo único na casa do time que vem da menor divisão pode não ser exatamente um pesadelo aos grandes, mas aumenta as possibilidades dos nanicos que estiverem em uma tarde inspirada. A primeira fase da DFB Pokal 2019/20 já ofereceu suas surpresas, sobretudo com a classificação do Verl diante do Augsburg. E se o inesperado não se repetiu neste domingo, foi por pouco. Vários clubes tradicionais passaram sufoco.

Mesmo escaldado pela eliminação diante do Ulm 1846 na temporada passada, o Eintracht Frankfurt quase sofreu outro vexame. As Águias encararam o Waldhof Mannheim, que recentemente subiu à terceirona. Os anfitriões chegaram a abrir 2 a 0 e, depois que o Frankfurt empatou no primeiro tempo, Jan Marx voltou a colocar os azarões em vantagem na etapa final. O alívio só veio graças a Ante Rebic. O croata anotou três gols nos 15 minutos finais e garantiu a apertada vitória por 5 a 3.

O RB Leipzig foi outro a enfrentar problemas contra o Osnabrück, da segunda divisão. Os alvirroxos buscaram o empate no primeiro tempo e chegaram a encostar no placar durante a reta final da partida. Marcel Sabitzer acabou salvando a pele do time da Red Bull, com dois gols para possibilitar o triunfo por 3 a 2. Recém-promovido à primeira divisão, o Paderborn dependeu dos pênaltis para eliminar o Rödinghausen, da quarta divisão. Os pequeninos tiraram uma diferença de dois gols nos 11 minutos finais e buscaram o empate por 3 a 3, antes de sucumbirem na marca da cal.

Algo parecido aconteceu com o Colônia, outro a subir à elite. Contra o Wehen Wiesbaden, da segundona, os Bodes cederam o empate por 2 a 2 após terminarem o primeiro tempo com dois gols à frente. Já na prorrogação, outra vez o Colônia derrapou, balançando as redes e permitindo a igualdade a três minutos do fim. Só os penais ficaram a vaga. Timo Horn, que falhara com bola rolando, pegou três cobranças. E o Hamburgo, ainda na segunda divisão, definiu sua classificação nos pênaltis contra o Chemnitzer, vice-lanterna da terceirona. Os anfitriões estiveram duas vezes na dianteira, mas os hamburgueses recobraram o prejuízo e encerraram o tempo regulamentar com o empate por 2 a 2. Foram necessários 14 penais até que os Dinossauros passassem por 6 a 5.

Os únicos times da primeira divisão que sobraram neste domingo foram os berlinenses. O Union Berlim goleou o Germania Halberstadt, da quarta divisão, por 6 a 0. A goleada se ampliou apenas no segundo tempo, com direito a um gol de cada um dos três jogadores que saíram do banco. Já o Hertha Berlim foi mais rápido para enfiar 5 a 1 contra o Eichstätt, também da quarta divisão. Vedad Ibisevic guardou dois gols. A rodada será concluída nesta segunda, com mais quatro partidas, incluindo Energie Cottbus x Bayern Munique.