Depois de quatro partidas consecutivas sem vencer, o Tottenham pôde respirar aliviado nesta terça-feira. Os Spurs se encontraram com o Middlesbrough no replay da Copa da Inglaterra e, enfim, despacharam os oponentes da segunda divisão com a vitória por 2 a 1. Os gols dos Spurs saíram logo nos primeiros 15 minutos de jogo em Londres, enquanto o Boro só descontou no final. Mesmo assim, houve espaço às controvérsias, com vaias para Christian Eriksen.

A venda de Eriksen à Internazionale parece iminente nesta janela de transferências. O dinamarquês não esconde o desejo de buscar novos ares e isso tem causado desconforto no Tottenham. Às vésperas do reencontro com o Middlesbrough, José Mourinho declarou que “não é idiota” e que sabe os motivos da queda de desempenho do meio-campista. “Um jogador na situação dele, mesmo que queira – e não estou criticando – normalmente não atua em seu melhor nível”, pontuou. A torcida, todavia, não parece perdoar a escolha do camisa 23.

Nesta terça, muitos dos espectadores presentes no novo White Hart Lane vaiaram Eriksen. A insatisfação já tinha sido manifestada pelos torcedores no último sábado, quando o Tottenham perdeu para o Liverpool, e se repetiu diante do Boro. Mourinho voltou a comentar o caso: “Ele jogou bem e foi muito profissional, o que esperamos dele. Se a decisão de Christian é sair, acho que ele precisa sair com sua cabeça erguida. Ele dá seu máximo. A torcida precisa respeitar”. Já a imprensa aumentou o coro sobre um acerto com a Inter nas próximas horas.

Embora Eriksen tenha sido titular, quem resolveu a partida foram os argentinos do Tottenham. Giovani Lo Celso aproveitou um erro da defesa adversária para abrir o placar aos dois minutos, enquanto Lamela faria uma pintura para ampliar aos 15. O Middlesbrough só descontou aos 38 do segundo tempo, quando o substituto George Saville superou o goleiro Paulo Gazzaniga. Os Spurs avançam aos 16-avos de final, fase na qual encararão o Southampton.

No restante da rodada desta terça-feira na Copa da Inglaterra, o destaque ficou para os 4 a 1 do Newcastle sobre o Rochdale. Joelinton fechou a conta e encerrou o jejum de gols que durava desde o fim de agosto. Nesta quarta, o principal duelo dos replays será o Manchester United x Wolverhampton em Old Trafford.