Quando o Santos anunciou Yeferson Soteldo no começo do ano e deu a ele a camisa 10, muita gente torceu o nariz. O jogador atuava na Universidad de Chile, ex-time de Jorge Sampaoli e, portanto, o técnico o conhecia bem por isso. Passados alguns meses, o baixinho com a camisa 10 não só é titular, como é um dos destaques do Campeonato Brasileiro. O venezuelano mostrou uma enorme capacidade técnica e tem jogado muita bola. A vitória por 4 a 1 do Santos sobre o Botafogo neste domingo foi mais uma apoteose do atacante.

O Santos conseguiu uma vitória maiúscula diante do Botafogo no Vila Belmiro na noite de domingo, cravando um 4 a 1 com autoridade. O time dirigido por Jorge Sampaoli mostrou, mais uma vez, bom futebol, alternativas de jogo e uma equipe envolvente. É um time que tem seus problemas, mas tem também suas qualidades e as explorou muito bem nesta partida. Entre os destaques, um muito representativo: o camisa 10, Yeferson Soteldo, indicado pelo treinador Jorge Sampaoli e que tem sido decisivo para o Peixe. Mais do que isso: ele tem sido um dos melhores do Campeonato Brasileiro.

Neste domingo, Soteldo foi o autor de dois golaços na Vila Belmiro, aproveitando boas jogadas coletivas do time. Além dele, todo o ataque foi muito bem, com Marinho e Eduardo Sasha também marcando seus gols. O time teve uma partida de altíssimo nível, cometendo poucos erros e pressionando muito o Botafogo desde os primeiros minutos. Tanto que o gol já saiu nos primeiros minutos.

Logo a três minutos, cobrança de escanteio de Carlos Sánchez, Lucas Veríssimo desviou no meio da área de cabeça e a bola sobrou na segunda trave para Eduardo Sasha, livre, só empurrar para a rede: 1 a 0. Aos 13, Marinho recebeu de Sánchez, driblou a defesa duas vezes da direita para o meio e chutou de canhota, no canto: 2 a 0. Antes do intervalo, Marcinho cobrou escanteio, o goleiro Éverson saiu mal e Igor Cássio, de cabeça, descontou: 2 a 1.

O segundo tempo foi uma festa para Soteldo. Aos 23, Marinho recebeu na esquerda, tocou para Soteldo, que fintou o marcador com o corpo e tocou no canto: 3 a 1. E um minuto depois, veio o quarto gol. O jogador recebeu em posição duvidosa, fintou a marcação e chutou colocado, bonito, no alto, para fechar a conta em 4 a 1.

Soteldo é o jogador que mais dribla no Campeonato Brasileiro (3,9 dribles em média por jogo). Além dos dribles, é um jogador que faz passes importantes também. Dá 1,6 passe-chave por jogo. Como base de comparação, Éverton Ribeiro é o líder do Brasileirão neste quesito com 2,8. O melhor do Santos nesse quesito é Carlos Sánchez, com 2,4. São seis gols de Soteldo no Brasileirão. Por tudo isso, dá para dizer que o venezuelano está entre os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro.

Standings provided by Sofascore LiveScore