A bola nunca para de rolar (ainda bem): confira o calendário dos jogos do fim do ano

Se você achou que poderia tirar uma folga de uma temporada intensa de futebol, achou errado

Se você achou que poderia tirar uma folga de uma temporada intensa de futebol, achou errado. Primeiro que na Inglaterra é inconstitucional a bola parar de rolar. Segundo que há países que por questões culturais seguem suas vidas normalmente entre o Natal e o Ano Novo. Terceiro que outros tiveram alguns probleminhas de organização que atrasaram o cronograma. A conclusão é que daqui até cinco de janeiro há várias atrações ao redor do mundo para o viciado em futebol e as principais você pode conferir a seguir.

24 de dezembro

O Campeonato Israelense terá quatro partidas, com os líderes em campo. O Maccabi Tel Aviv, com 34 pontos, enfrenta o Bnei Yehuda, oitavo colocado, fora de casa. Com 31, o Maccabi Haifa recebe o quinto Hapoel Haifa. O dérbi de Haifa. Também teremos bola rolando pelo Campeonato Egípcio, com destaque para o duelo entre o Zamalek, em quarto lugar com dois jogos a menos que Al Ittihad e Al Mokawloon, imediatamente à sua frente, e o El Entag El Harby, em sexto, com os mesmos 14 pontos – e uma partida a mais. A Copa do Presidente dos Emirados Árabes completa suas oitavas de final, com Al Nasr, Al Jazira e Al Wahda, três dos seis primeiros da liga nacional, em campo. Há também uma partida isolada da Copa do Rei da Arábia Saudita, válida pelas oitavas de final, entre o Damak e o Al Nassr, clube do ex-treinador do Benfica, Rui Vitória, do meia brasileiro Giuliano e de Maicon, o God of Zaga, ex-São Paulo.

25 de dezembro

A Bolívia também passou por turbulências políticas e precisou paralisar o seu campeonato nacional. Para tirar o atraso, tome rodada no dia de Natal. E rodada completa, a penúltima do certame. O Jorge Wilstermann pode até garantir o título do Clausura caso vença o Royal Pari, fora de casa, e Bolíviar (versus Sport Boys) e The Strongest (Always Ready) tropecem. Há mais quatro partidas do que se imaginava que seria a décima rodada do Campeonato Egípcio, mas cada time parece ter ganhado o direito de escolher o seu próprio número de partidas, e o Campeonato Israelense, este sim, fecha sua 15ª rodada, com o Hapoel Tel Aviv, um dos maiores vencedores nacionais, em um incomodo antepenúltimo lugar.

26 de dezembro

A estreia de Ancelotti será no Boxing Day, contra o Burnley (Foto: Getty Images)

Este é o dia em que nós que estamos com a pança cheia de peru adoramos as tradições inglesas. Rodada completa de todas as divisões, incluindo a Premier League, com destaque para o duelo entre os dois primeiros colocados, Leicester e Liverpool. Ainda tem a estreia de Carlo Ancelotti pelo Everton, contra o Burnley, a de Mikel Arteta pelo Arsenal diante do Bournemouth, um dérbi londrino entre Crystal Palace e West Ham, e o Manchester United enfrenta o Newcastle do seu antigo jogador Steve Bruce. A Championship tem um dia cheio, com destaque para o interessante duelo entre Leeds e Preston North End. O Campeonato Escocês também estará ativo, com Rangers (versus Kilmarnock) e Celtic (versus St. Mirren). A Serie B italiana terá o líder Benevento jogando fora de casa contra o Chievo, e o terceiro colocado do Mundial de Clubes volta a campo: Monterrey e América realizam a primeira partida da final do Apertura da Liga MX. E tem seis jogos do Belgão, com o Club Brugge tentando ampliar sua vantagem na ponta da tabela ao enfrentar o Zuite-Waregem, em casa.

27 de dezembro

Pep Guardiola não ficou tremendamente feliz com seu calendário de fim de ano. Como sua participação no Boxing Day contra o Wolverhampton será na sexta-feira, o Manchester City é um dos times da Premier League que fará dois jogos em 48 horas, porque enfrenta o Sheffield United, no domingo seguinte. E três dias depois, o Everton, no primeiro badalar de sinos de 2020. Segue o Belgão, com mais dois jogos, incluindo Antwerp, segundo colocado, contra o Anderlecht. A Escócia terá o duelo entre o Dundee United e o Dundee FC, para confundir quem ainda estiver um pouco bêbado do Natal, e o Besiktas enfrenta o Glençlerbirligi pelo Campeonato Turco. E tem jogo da fase de grupos da Champions League Africana. Apenas dez dias depois de jogar o Mundial de Clubes, o Espérance segue na briga pela vaga no próximo contra o Vita Club, da República Democrática do Congo.

28 de dezembro

Muito mais Premier League porque ninguém quer descobrir o que acontece se um dia de dezembro terminar sem um jogo de futebol na Inglaterra. Sete partidas, com Tottenham (versus Norwich), Leicester (versus West Ham) e Manchester United (versus Burnley) em campo. A Turquia também segue normal com seus negócios e coloca o Galatasaray para enfrentar o Antalyaspor e o Istambul Basaksehir contra o Kasimpasa. Rodadas normais na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes, e o começo de mais uma em Israel. Segue a Champions League da África, com cinco duelos, incluindo os egípcios Zamalek, contra o ZESCO United, de Zâmbia, e Al Ahly, diante do Platinum, do Zimbábue. E, rapaz, tem jogo no Brasil. Americano e America dão sequência à primeira fase do Campeonato Carioca.

29 de dezembro

Celtic e Rangers fazem o segundo Old Firm da temporada (Foto: Getty Images)

Tem clássico. E um dos mais quentes do mundo. Cedinho como sempre, às 9h30, horário de Brasília, Celtic e Rangers fazem o segundo Old Firm deste Campeonato Escocês. O primeiro, no Ibrox, foi vencido pelos visitantes, por 2 a 0. Cinco pontos separam os rivais na ponta da tabela, e o Rangers tem um jogo a menos. Clássico também na Premier League, entre Arsenal e Chelsea, no Emirates, com outros destaques para Liverpool x Wolverhampton e Manchester City x Sheffield United. Quase todos os times da Championship e todos os times da Serie B Italiana vão a campo. A Bolívia finalmente conclui o seu Clausura, com a rodada derradeira, e o líder do Campeonato Turco, o surpreendente Sivasspor, recebe o Göztepe. Mais tarde, o Fenerbahçe mede forças contra o Rizespor. E mais dois jogos do Cariocão: Macaé x Nova Iguaçu e Friburguense x Portuguesa.

30 de dezembro

O Monterrey de Antonio Mohamed disputa o título da Liga MX depois de um bom Mundial (Foto: Getty Images)

Adivinha se não tem jogo da Premier League? Pior que não tem mesmo. Mas a Inglaterra é representada por Derby County x Charlton, pela Championship. O Al Hilal faz seu segundo jogo pelo Sauditão desde a disputa de terceiro lugar do Mundial de Clubes, contra o Al Adalah – o outro foi em 26 de dezembro, diante do Al Hazm –, e temos mais jogo em Israel, com o duelo entre o Hapoel Haifa e o Beitar Jerusalém. O Mexicanão chega ao fim no Azteca, com a partida de volta entre América e Monterrey.

31 de dezembro 

Agora sim, nenhum jogo na Inglaterra. Mas não se preocupe: tem campeonato em Hong Kong. O Kitchee, time em que Diego Forlán atuou por mais ou menos uns 15 minutos (ok, foi mais para 800), está em quinto lugar e recebe o sétimo Pegasus. O Raja Casablanca enfrenta o FUS Rabat pelo Campeonato Marroquino e o Espérance segue na ativa na Tunísia (tem seis jogos disputados, enquanto boa parte da tabela já tem 12) contra o Kairouan. Antes de se arrumar para parecer nas televisões do mundo inteiro no clássico “Já é Ano Novo na Austrália!”, o povo australiano vibra com Central Coast Mariners x Perth Glory, pela A-League.

01 de janeiro 

Iniesta e Villa estarão na final da Copa do Imperador (Foto: Getty Images)

Sentiu falta da Premier League? Ela está de volta com tudo. Bom, 90% dela pelo menos. Entre os principais jogos, teremos Arsenal x Manchester United  – aliás, que calendário Arteta recebeu para começar seu trabalho – e Manchester City x Everton, com cinco títulos de Champions League no banco de reservas. A Championship segue em ritmo alucinante e tem jogaço: os líderes West Brom e Leeds United decidem quem tem mais garrafa vazia para vender. A esta altura, todos já sabem que Egito, Emirados Árabes e Marrocos seguem em frente como se nada estivesse acontecendo, o que é até verdade nesta época do ano, e teremos também o famoso primeiro campeão de 2020. O Vissel Kobe de Thomas Vermaelen, Andrés Iniesta, David Villa e Lukas Podolski disputa a final da Copa do Imperador contra o Kashima Antlers.

02 de janeiro

Segue a maratona do campeão mundial. O Liverpool fecha a rodada de ano novo da Premier League contra o Sheffield United, que lhe deu vários problemas no primeiro turno. É um dia leve, mas o Zamalek entra em campo de novo pelo Campeonato Egípcio, contra o lanterna Aswan, em casa, e há mais duas partidas das oitavas de final da Copa do Rei da Arábia Saudita, entre Al Feiha x Al Ahli e Al Wahda x Al Raed. Ah, começa a Copa São Paulo de Juniores, com seis jogos. Grêmio (versus Real FC) e Fluminense (versus Socorrense) estarão em campo.

03 de janeiro

O Sevilla de Julen Lopetegui faz uma boa temporada (Foto: Getty Images)

Hora de diversificar um pouco. O Campeonato Espanhol está de volta, com Valladolid x Leganés e um bom jogo entre Sevilla e Athletic Bilbao. Bordeaux e Le Mans dão o pontapé inicial de um fim de semana cheio de Copa da França. O Al Hilal faz sua partida de oitavas de final da Copa do Rei da Arábia Saudita contra o Al Faisaly. No Catar, Al Rayyan e Al Gharafa, respectivamente segundo e terceiro colocado, têm compromissos pela 12ª rodada. E dá-le Copinha: 44 jogos, envolvendo times como Palmeiras, Internacional, Fortaleza, Bahia, Atlético Mineiro, Santa Cruz, Athletico Paranaense, Botafogo, Santos e outros 79 porque, afinal, 44 jogos.

04 de janeiro

Muita Copa da França. Monaco, Nantes, Estrasburgo, Toulouse, Amiens, Rennes e Lyon estarão em campo (Amiens e Rennes no mesmo campo). Também muita Copa da Inglaterra. Os times da Premier League começam sua participação. Entre eles, o Leicester recebe o Wigan, o Manchester City joga contra o Port Vale e o Manchester United viaja para enfrentar o Wolverhampton. Duelo interessante também entre Fulham e Aston Villa. O Campeonato Espanhol apresenta mais quatro partidas, entre elas o dérbi da Catalunha entre Espanyol e Barcelona. O Real Madrid joga fora de casa contra o Getafe. O Benfica enfrenta o Vitória de Guimarães, na retomada da primeira divisão de Portugal. E mais Copinha, mas com apenas 12 jogos e as estreias de Flamengo, Corinthians, São Paulo, Sport, Ceará e Coritiba.

05 de janeiro

No domingão, tudo já parece de volta ao normal. O Campeonato Italiano segue em frente, com quatro partidas, incluindo Roma x Torino. Quatro jogos também no Campeonato Espanhol, com o interessante encontro entre Real Sociedad e Villarreal. Se você gosta de Copa da França, Saint-Étienne, Olympique Marseille, Lille, Nice e o Paris Saint-Germain estarão em campo. Se você gosta de Copa da Inglaterra, pode curtir as partidas de Chelsea, Tottenham, Liverpool (só contra o Everton) e West Ham. E se você gosta de Campeonato Português, tem Sporting x Porto.

Quando voltam outros dos principais campeonatos

Cearense: 05/01
Ligue 1: 
10/01
Baiano: 15/01
Bundesliga:
17/01
Eredivisie: 17/01
Paranaense, Pernambucano: 18/01
Copa do Nordeste, Mineiro, Copa Libertadores: 21/01
Catarinense, Gaúcho, Paulista: 22/01
Copa Sul-Americana: 04/02