Se você achou que poderia tirar uma folga de uma temporada intensa de futebol, achou errado. Primeiro que na Inglaterra é inconstitucional a bola parar de rolar. Segundo que há países que por questões culturais seguem suas vidas normalmente entre o Natal e o Ano Novo. Terceiro que outros tiveram alguns probleminhas de organização que atrasaram o cronograma. A conclusão é que daqui até cinco de janeiro há várias atrações ao redor do mundo para o viciado em futebol e as principais você pode conferir a seguir.

24 de dezembro

O Campeonato Israelense terá quatro partidas, com os líderes em campo. O Maccabi Tel Aviv, com 34 pontos, enfrenta o Bnei Yehuda, oitavo colocado, fora de casa. Com 31, o Maccabi Haifa recebe o quinto Hapoel Haifa. O dérbi de Haifa. Também teremos bola rolando pelo Campeonato Egípcio, com destaque para o duelo entre o Zamalek, em quarto lugar com dois jogos a menos que Al Ittihad e Al Mokawloon, imediatamente à sua frente, e o El Entag El Harby, em sexto, com os mesmos 14 pontos – e uma partida a mais. A Copa do Presidente dos Emirados Árabes completa suas oitavas de final, com Al Nasr, Al Jazira e Al Wahda, três dos seis primeiros da liga nacional, em campo. Há também uma partida isolada da Copa do Rei da Arábia Saudita, válida pelas oitavas de final, entre o Damak e o Al Nassr, clube do ex-treinador do Benfica, Rui Vitória, do meia brasileiro Giuliano e de Maicon, o God of Zaga, ex-São Paulo.

25 de dezembro

A Bolívia também passou por turbulências políticas e precisou paralisar o seu campeonato nacional. Para tirar o atraso, tome rodada no dia de Natal. E rodada completa, a penúltima do certame. O Jorge Wilstermann pode até garantir o título do Clausura caso vença o Royal Pari, fora de casa, e Bolíviar (versus Sport Boys) e The Strongest (Always Ready) tropecem. Há mais quatro partidas do que se imaginava que seria a décima rodada do Campeonato Egípcio, mas cada time parece ter ganhado o direito de escolher o seu próprio número de partidas, e o Campeonato Israelense, este sim, fecha sua 15ª rodada, com o Hapoel Tel Aviv, um dos maiores vencedores nacionais, em um incomodo antepenúltimo lugar.

26 de dezembro

A estreia de Ancelotti será no Boxing Day, contra o Burnley (Foto: Getty Images)

Este é o dia em que nós que estamos com a pança cheia de peru adoramos as tradições inglesas. Rodada completa de todas as divisões, incluindo a Premier League, com destaque para o duelo entre os dois primeiros colocados, Leicester e Liverpool. Ainda tem a estreia de Carlo Ancelotti pelo Everton, contra o Burnley, a de Mikel Arteta pelo Arsenal diante do Bournemouth, um dérbi londrino entre Crystal Palace e West Ham, e o Manchester United enfrenta o Newcastle do seu antigo jogador Steve Bruce. A Championship tem um dia cheio, com destaque para o interessante duelo entre Leeds e Preston North End. O Campeonato Escocês também estará ativo, com Rangers (versus Kilmarnock) e Celtic (versus St. Mirren). A Serie B italiana terá o líder Benevento jogando fora de casa contra o Chievo, e o terceiro colocado do Mundial de Clubes volta a campo: Monterrey e América realizam a primeira partida da final do Apertura da Liga MX. E tem seis jogos do Belgão, com o Club Brugge tentando ampliar sua vantagem na ponta da tabela ao enfrentar o Zuite-Waregem, em casa.

27 de dezembro

Pep Guardiola não ficou tremendamente feliz com seu calendário de fim de ano. Como sua participação no Boxing Day contra o Wolverhampton será na sexta-feira, o Manchester City é um dos times da Premier League que fará dois jogos em 48 horas, porque enfrenta o Sheffield United, no domingo seguinte. E três dias depois, o Everton, no primeiro badalar de sinos de 2020. Segue o Belgão, com mais dois jogos, incluindo Antwerp, segundo colocado, contra o Anderlecht. A Escócia terá o duelo entre o Dundee United e o Dundee FC, para confundir quem ainda estiver um pouco bêbado do Natal, e o Besiktas enfrenta o Glençlerbirligi pelo Campeonato Turco. E tem jogo da fase de grupos da Champions League Africana. Apenas dez dias depois de jogar o Mundial de Clubes, o Espérance segue na briga pela vaga no próximo contra o Vita Club, da República Democrática do Congo.

28 de dezembro

Muito mais Premier League porque ninguém quer descobrir o que acontece se um dia de dezembro terminar sem um jogo de futebol na Inglaterra. Sete partidas, com Tottenham (versus Norwich), Leicester (versus West Ham) e Manchester United (versus Burnley) em campo. A Turquia também segue normal com seus negócios e coloca o Galatasaray para enfrentar o Antalyaspor e o Istambul Basaksehir contra o Kasimpasa. Rodadas normais na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes, e o começo de mais uma em Israel. Segue a Champions League da África, com cinco duelos, incluindo os egípcios Zamalek, contra o ZESCO United, de Zâmbia, e Al Ahly, diante do Platinum, do Zimbábue. E, rapaz, tem jogo no Brasil. Americano e America dão sequência à primeira fase do Campeonato Carioca.

29 de dezembro

Celtic e Rangers fazem o segundo Old Firm da temporada (Foto: Getty Images)

Tem clássico. E um dos mais quentes do mundo. Cedinho como sempre, às 9h30, horário de Brasília, Celtic e Rangers fazem o segundo Old Firm deste Campeonato Escocês. O primeiro, no Ibrox, foi vencido pelos visitantes, por 2 a 0. Cinco pontos separam os rivais na ponta da tabela, e o Rangers tem um jogo a menos. Clássico também na Premier League, entre Arsenal e Chelsea, no Emirates, com outros destaques para Liverpool x Wolverhampton e Manchester City x Sheffield United. Quase todos os times da Championship e todos os times da Serie B Italiana vão a campo. A Bolívia finalmente conclui o seu Clausura, com a rodada derradeira, e o líder do Campeonato Turco, o surpreendente Sivasspor, recebe o Göztepe. Mais tarde, o Fenerbahçe mede forças contra o Rizespor. E mais dois jogos do Cariocão: Macaé x Nova Iguaçu e Friburguense x Portuguesa.

30 de dezembro

O Monterrey de Antonio Mohamed disputa o título da Liga MX depois de um bom Mundial (Foto: Getty Images)

Adivinha se não tem jogo da Premier League? Pior que não tem mesmo. Mas a Inglaterra é representada por Derby County x Charlton, pela Championship. O Al Hilal faz seu segundo jogo pelo Sauditão desde a disputa de terceiro lugar do Mundial de Clubes, contra o Al Adalah – o outro foi em 26 de dezembro, diante do Al Hazm –, e temos mais jogo em Israel, com o duelo entre o Hapoel Haifa e o Beitar Jerusalém. O Mexicanão chega ao fim no Azteca, com a partida de volta entre América e Monterrey.

31 de dezembro 

Agora sim, nenhum jogo na Inglaterra. Mas não se preocupe: tem campeonato em Hong Kong. O Kitchee, time em que Diego Forlán atuou por mais ou menos uns 15 minutos (ok, foi mais para 800), está em quinto lugar e recebe o sétimo Pegasus. O Raja Casablanca enfrenta o FUS Rabat pelo Campeonato Marroquino e o Espérance segue na ativa na Tunísia (tem seis jogos disputados, enquanto boa parte da tabela já tem 12) contra o Kairouan. Antes de se arrumar para parecer nas televisões do mundo inteiro no clássico “Já é Ano Novo na Austrália!”, o povo australiano vibra com Central Coast Mariners x Perth Glory, pela A-League.

01 de janeiro 

Iniesta e Villa estarão na final da Copa do Imperador (Foto: Getty Images)

Sentiu falta da Premier League? Ela está de volta com tudo. Bom, 90% dela pelo menos. Entre os principais jogos, teremos Arsenal x Manchester United  – aliás, que calendário Arteta recebeu para começar seu trabalho – e Manchester City x Everton, com cinco títulos de Champions League no banco de reservas. A Championship segue em ritmo alucinante e tem jogaço: os líderes West Brom e Leeds United decidem quem tem mais garrafa vazia para vender. A esta altura, todos já sabem que Egito, Emirados Árabes e Marrocos seguem em frente como se nada estivesse acontecendo, o que é até verdade nesta época do ano, e teremos também o famoso primeiro campeão de 2020. O Vissel Kobe de Thomas Vermaelen, Andrés Iniesta, David Villa e Lukas Podolski disputa a final da Copa do Imperador contra o Kashima Antlers.

02 de janeiro

Segue a maratona do campeão mundial. O Liverpool fecha a rodada de ano novo da Premier League contra o Sheffield United, que lhe deu vários problemas no primeiro turno. É um dia leve, mas o Zamalek entra em campo de novo pelo Campeonato Egípcio, contra o lanterna Aswan, em casa, e há mais duas partidas das oitavas de final da Copa do Rei da Arábia Saudita, entre Al Feiha x Al Ahli e Al Wahda x Al Raed. Ah, começa a Copa São Paulo de Juniores, com seis jogos. Grêmio (versus Real FC) e Fluminense (versus Socorrense) estarão em campo.

03 de janeiro

O Sevilla de Julen Lopetegui faz uma boa temporada (Foto: Getty Images)

Hora de diversificar um pouco. O Campeonato Espanhol está de volta, com Valladolid x Leganés e um bom jogo entre Sevilla e Athletic Bilbao. Bordeaux e Le Mans dão o pontapé inicial de um fim de semana cheio de Copa da França. O Al Hilal faz sua partida de oitavas de final da Copa do Rei da Arábia Saudita contra o Al Faisaly. No Catar, Al Rayyan e Al Gharafa, respectivamente segundo e terceiro colocado, têm compromissos pela 12ª rodada. E dá-le Copinha: 44 jogos, envolvendo times como Palmeiras, Internacional, Fortaleza, Bahia, Atlético Mineiro, Santa Cruz, Athletico Paranaense, Botafogo, Santos e outros 79 porque, afinal, 44 jogos.

04 de janeiro

Muita Copa da França. Monaco, Nantes, Estrasburgo, Toulouse, Amiens, Rennes e Lyon estarão em campo (Amiens e Rennes no mesmo campo). Também muita Copa da Inglaterra. Os times da Premier League começam sua participação. Entre eles, o Leicester recebe o Wigan, o Manchester City joga contra o Port Vale e o Manchester United viaja para enfrentar o Wolverhampton. Duelo interessante também entre Fulham e Aston Villa. O Campeonato Espanhol apresenta mais quatro partidas, entre elas o dérbi da Catalunha entre Espanyol e Barcelona. O Real Madrid joga fora de casa contra o Getafe. O Benfica enfrenta o Vitória de Guimarães, na retomada da primeira divisão de Portugal. E mais Copinha, mas com apenas 12 jogos e as estreias de Flamengo, Corinthians, São Paulo, Sport, Ceará e Coritiba.

05 de janeiro

No domingão, tudo já parece de volta ao normal. O Campeonato Italiano segue em frente, com quatro partidas, incluindo Roma x Torino. Quatro jogos também no Campeonato Espanhol, com o interessante encontro entre Real Sociedad e Villarreal. Se você gosta de Copa da França, Saint-Étienne, Olympique Marseille, Lille, Nice e o Paris Saint-Germain estarão em campo. Se você gosta de Copa da Inglaterra, pode curtir as partidas de Chelsea, Tottenham, Liverpool (só contra o Everton) e West Ham. E se você gosta de Campeonato Português, tem Sporting x Porto.

Quando voltam outros dos principais campeonatos

Cearense: 05/01
Ligue 1: 
10/01
Baiano: 15/01
Bundesliga:
17/01
Eredivisie: 17/01
Paranaense, Pernambucano: 18/01
Copa do Nordeste, Mineiro, Copa Libertadores: 21/01
Catarinense, Gaúcho, Paulista: 22/01
Copa Sul-Americana: 04/02