A disputa pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro é acirrada. Tem sido assim ao longo de toda a história, desde que a TV se tornou um elemento importante. O ano de 2020 é o que a TV completa 70 anos no Brasil. É também o ano que os direitos de transmissão estão passando por muitas mudanças, desde as discussões sobre a MP 984/20, que foi apelidada de “Lei do Mandante”, até a pulverização de direitos da Libertadores no SBT, Campeonato Alemão no aplicativo OneFootball (e na Band) e Italiano na Band e Bandsports e até um PPV da Conmebol.

Em 2019, trouxemos uma série especial sobre como se deram as transmissões do principal campeonato de futebol do país. A autoria é de  Felipe dos Santos Souza, que trouxe uma extensa pesquisa, com informações importantes que moldaram a história das transmissões do Brasileirão.

Aproveitando que a TV no Brasil completou 70 anos na última sexta-feira, 18, trazemos de volta esta série especial para você conhecer mais da história do nosso futebol, da TV e das transmissões. Aproveite cada um  dos capítulos:

História do Brasileirão na TV (I): interrompendo Silvio Santos em 1976

História do Brasileirão na TV (II): em 1986, a Manchete muda o jogo com a exclusividade

História do Brasileirão na TV (III): em 1987, a Copa União faz a força da Globo, e SBT reage

História do Brasileirão na TV (IV): Bandeirantes, o canal da exclusividade

História do Brasileirão na TV (V): o reinado da Globo – e as brigas para mantê-lo